No próximo dia 5 de agosto, o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, tem uma nova proposta para os entusiastas da aventura e da natureza: promove um evento de corrida e caminhada sob o luar, o Melgaço By Night. A iniciativa está dividida em duas provas: corrida (10 milhas) e caminhada (5 milhas). As inscrições decorrem até dia 4 de agosto.
O casco histórico, o Castelo de Melgaço, o Centro de Estágios, as margens do rio Minho, o Louridal e a Orada serão os locais de passagem desta segunda edição. O evento pretende dinamizar a prática desportiva, mas também ser um momento de convívio, uma vez que o mesmo promove e privilegia o fair-play e tem um caráter não estritamente competitivo.
As provas arrancam às 21h30, com partida da Câmara Municipal de Melgaço. O secretariado do evento funcionará entre as 19h30 e as 21h00, do dia da prova, 5 de agosto, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço. No término das provas terá lugar um convívio final para os que se aventuraram no evento.
As inscrições, individuais ou em equipa, podem ser efetuadas aqui, até ao dia 4 de agosto. Encerram no dia da prova ou até perfazer o limite de 150 participantes.
O pagamento deverá ser feito na receção do Centro de Estágios de Melgaço ou através de transferência bancária: IBAN – PT50 0035 0456 00019797330 22 / BIC SWIFT – CGDIPTPL. A corrida tem o valor de 15 euros e a caminhada de 10 euros. Para a inscrição ficar validada, é necessário que os inscritos enviem o comprovativo de pagamento para o e-mail: melsporteventos@gmail.com.
A inscrição no evento garante aos atletas o dorsal, reforço intermédio e final, seguro desportivo, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transporte para a meta, em caso de o atleta abandonar a prova ou ser impedido pela organização de continuar, banho no Centro de Estágios de Melgaço e reportagem fotográfica.
Para as provas, é imperativo que os atletas levem consigo os seguintes materiais: frontal ou lanterna (com carga adequada para a totalidade do decorrer do evento), apito, manta de sobrevivência e telemóvel operativo com carga e saldo. A organização recomenda ainda: mochila tipo CamelBak ou cinto com recipiente, com capacidade mínima de 1 litro; alimentação adicional suficiente para ser utilizada durante a prova, caso seja necessário; roupa extra de prevenção para as condições meteorológicas (corta vento, chapéu ou boné, etc); uso de colete ou roupa refletora.